sexta-feira, 11 de abril de 2008

Claudemir Barboza 13256






Desfibrilador “Vida”

Ressuscitador automático que você regula a intensidade dos choques conforme a idade, altura e peso, não requer experiência.

Sem Parar (Pedágio)”Comodidade”

Sistema que possibilita a passagem do veículo sem pagar o pedágio ou estacionamento no primeiro instante, no final de um período você recebe a fatura em casa.
Caso você tenha passado uma quantidade de vez estipulada pela concessionária, você pode se bonificar com um desconto de até 50% de desconto no valor da tarifa.

Controle Remoto “COMODIDADE/SEGURANÇA”

Apesar de simples e comum, hoje encontramos o controle em diversas situações, uma dela que me chamou atenção foi o controle remoto para abertura de portão, ar condicionado entre outros.

Torneira com Sensor “Consciência”

Temos ciência do problema com água, as torneiras com sensores vieram para diminuir o desperdício com a água.

Chupeta que Fecha –

Chupeta que tem uma capa protetora que o cair ele se fecha.

Cadeira Magnética “Conforto”

Emite pequenos raios eletromagnéticos que facilita a circulação sangüínea


Etilômetro (bafômetro) “Segurança”

Sistema que o veículo só da ignição após o teste, atualmente só disponível para caminhões.

Detector de Gases Fixo “Segurança”

Possibilita a presença de gás em diversos ambiente, antes mesmo do Homem percebe a presença do mesmo.

Desorizador “Limpeza”

Desorizador libera uma fragrância conforme o tempo estipulado, encontrado em banheiros.

Mangueira de enchimento de Pneus

Não sei bem o nome, mais é muito simples, é composto por uma mangueira de aproximadamente 5 metros e um bico em cada extremidade.
Caso um dos seus pneus estiver mucho, você consegue através dessa mangueira tirar um pouco de ar de cada pneu, assim, você enche o pneu vazio e procura um borracheiro mais próximo para o conserto e calibra o restante dos pneus.

11 comentários:

vejainovacao disse...

http://www.youtube.com/watch?v=y6izXII54Qc

vejainovacao disse...

Buscam-se idéias inovadoras

O mercado brasileiro de Capital de Risco está a todo vapor. Só em 2004 haviam 5,5 bilhões de dólares disponíveis para investimento. Ao meu ver a existência (e o crescimento) desse tipo de fundos indica que o Brasil tem alto potencial para a inovação, afinal, em sua grande maioria o que esses investidores buscam são idéias revolucionárias que apresentam aplicabilidade prática e alto retorno financeiro.

Contudo, tal potencial ainda pode ser melhor explorado. Um exemplo disso é a alta concentração, tanto de fundos quanto de empresas investidas, em São Paulo e no Rio de Janeiro. O censo da FGV indica que 93% dos Gestores estão nessas cidades e 70% das empresas investidas estão localizadas em duas avenidas da cidade Paulistana.

Das 2.297 companhias que procuraram os fundos brasileiros no ano de 2004 apenas 6 receberam investimentos. É claro que muitos fatores justificam essa baixa taxa. Dentre eles poderíamos citar que nem todas essas empresas têm o potencial de retorno financeiro esperado pelos gestores, a falta de um perfil empreendedor por parte de quem quer ser investido e a falta de preparo por parte de nossos ‘inventores’, com planos de negócios mal elaborados e falta de direcionamento estratégico.

Algumas iniciativas ajudam a mudar esse quadro. Um exemplo é o “Desafio GV-Intel de Venture Capital e Empreendedorismo” que se encontra em sua terceira edição. O concurso, que está com inscrições abertas até o dia 28 de Abril, tem objetivo estimular e divulgar atividades empreendedoras dos jovens brasileiros. Além de ser uma ótima oportunidade para os universitários, que concorrem a prêmios em dinheiro e ao direito a participar de um desafio de empreendedorismo na Califórnia, trata-se de um prato cheio para os fundos de capital de risco que buscam oportunidades de investimento.

Para mim o evento mostra também uma tendência muito interessante de Open Innovation por parte de grandes empresas (como a Intel) que estão cada vez mais buscando “fora de seus muros” tecnologias que podem ajudá-las a ganharem diferenciais competitivos.

Enfim, como diria um antigo professor meu: “O dinheiro ta aí. O que precisamos é apenas de um bom plano de negócios.”

Fontes:
A Indústria de Private Equity e Venture Capital - Primeiro Censo Brasileiro
Site do desafio GV-Intel

A opinião / posição do autor não reflete, necessariamente, a opinião / posição do Instituto Inovação.

vejainovacao disse...

Medindo a inovação nas empresas
O uso de indicadores para medir o grau de inovação em empresas é um tema cada vez mais discutido no meio gerencial.

Mas afinal, qual é a sua real importância?

Indicadores permitem a uma organização medir os progressos em direção a metas estabelecidas; fornecendo dados para a tomada de decisões e ajudando no alinhamento entre as ações dos colaboradores e os interesses da empresa. É como dizem os administradores, “não se pode gerenciar o que não se pode medir”. Em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, a inovação deve ser cuidadosamente administrada, tarefa na qual os indicadores possuem papel determinante. Sendo assim, o interesse pelo tema tem crescido rapidamente, embora certos aspectos de seu desenvolvimento e aplicação permaneçam ainda pouco compreendidos.

Estudos como o “Measuring Innovation”, publicado pela BCG em 2007, confirmam o interesse dos gestores em quantificar a inovação em suas empresas, além de apontarem algumas das dificuldades existentes no processo. Um exemplo é a dúvida freqüente em relação a quantos e quais indicadores utilizar. Atualmente, a grande variedade de métricas disponível vai desde aquelas mais clássicas, como gasto com P&D ou número de patentes registradas, até as mais subjetivas, como avaliação da cultura de inovação. É interessante notar que, embora a maioria das empresas opte por medidas mais tradicionais, uma combinação dos dois tipos pode levar a insights importantes, que muitas vezes surgem apenas da análise de dados mais qualitativos. A grande conclusão, porém, é que não existe uma resposta mágica que resolva os problemas de qualquer empresa, devendo-se sempre ter em mente as particularidades de cada negócio.

Os próximos anos certamente serão marcados por uma grande evolução na área, guiada principalmente pela validação prática da eficácia de diferentes indicadores. Até lá, caberá aos gestores assumir o importante papel de definir a combinação de métricas que mais se adeque às características de cada empresa, seja ela uma indústria ou uma prestadora de serviços, atuando em setores de base tecnológica ou não.

vejainovacao disse...

Publicações arquivadas sob Produtos, serviços ou processos inovadores
Da economia de massas para a economia de nichos
Quem nunca ouviu críticas a respeito da “falta de personalidade” das pessoas, como parece que todo mundo escuta as mesmas músicas, veste as mesmas roupas e assiste aos mesmos filmes? O livro “A Cauda Longa” (“The Long Tail”), de Chris Anderson, sugere que, muito pelo contrário, o gosto dos consumidores parece ser mais diversificado do que se pensava.

O titulo do livro, assim como sua idéia central, deriva do modelo de gráfico abaixo, que relaciona os produtos existentes em um determinado mercado com seu consumo.




A curva se divide em duas partes básicas. De um lado, temos alguns poucos itens que atingem um volume de vendas muito alto, os famosos “hits”. Do outro, temos uma “cauda” de produtos que representam inúmeros nichos, cada um interessante apenas para públicos bastante específicos.

Até pouco tempo atrás, as empresas focavam seus negócios quase exclusivamente nestes hits, visto que a baixa demanda pelos produtos da cauda não era suficiente para cobrir as despesas envolvidas em sua comercialização. Desta forma, boa parte dos consumidores tinha seus hábitos de consumo restritos àqueles itens de maior sucesso. No entanto, à medida que avanços tecnológicos reduziram custos e começaram a mudar esta situação, o que se observou foi que, embora pouco populares individualmente, estes nichos representavam uma grande fatia do mercado quando analisados em conjunto.

Diversas empresas passaram, então, a desenvolver estratégias para explorar esta oportunidade. A Amazon.com, por exemplo, ao manter mercadorias em estoque ainda nos fornecedores, conseguiu oferecer produtos que não poderiam ser vendidos de forma lucrativa em lojas tradicionais.

A iTunes e a Rhapsody, que comercializam músicas em modelos exclusivamente digitais, vão ainda mais longe. Com custos de estoque e distribuição praticamente inexistentes, até mesmo itens que serão vendidas uma única vez passam a ser um negócio viável. No caso da Rhapsody, músicas consideradas “de nicho” já respondem por aproximadamente 40% das vendas.

Vale ressaltar uma peculiaridade desse mercado: a necessidade de mecanismos que permitam aos consumidores encontrar aquilo que desejam no meio de tanta diversidade. Soluções comuns variam de sistemas de busca até classificações por tags e recomendações de usuários.

Resta aguardar as surpresas que os próximos anos certamente trarão em termos de novas empresas e modelos de negócio voltados para as oportunidades que estão surgindo. O que já está claro, no entanto, é a transição de uma era de escassez para um mundo de abundância e variedade. Melhor para as empresas, e melhor para os consumidores.

vejainovacao disse...

Criatividade e Inovação para os Negócios

Por Rodolfo Cittadino

Uma reflexão sobre o momento presente, no qual somos sobrecarregados de
informação, relatórios, previsões, gráficos e pressionados constantemente para
viabilizar os resultados dos produtos e serviços, e se não bastasse tudo isso os
novos modelos de mercado nos dizem que devemos ser criativos e inovadores para
que as empresas possam sobreviver para atender as constantes exigências dos
clientes. Mas como desenvolver o pensamento criativo, se a maioria das pessoas
não estão habituadas a "enxergar o novo", uma vez que vivem em constante
sobrecarga de informação e pressão nos negócios.

Como tentar gerar uma nova idéia ou romper um paradigma, sem gerar um conflito
entre os defensores do passado (conservadores) e os defensores do futuro
(visionários). A verdade é que é difícil ser um empreendedor criativo e inovador
sem técnicas e ferramentas na solução de problemas para saber como obter uma
vantagem competitiva nos negócios.

A criatividade sempre foi fantasiada , vista e tida como sendo uma dádiva dos
gênios, artistas, paranormais, publicitários, que ganham suas estatuetas de
"leões de ouro" em Cannes, que não era para qualquer ser humano normal. Hoje
percebemos que essa fantasia caiu por terra, porque as empresas não estão a
procura somente de profissionais criativos com novas idéias, mas de pessoas
normais que desenvolvam, tragam, emprestem suas idéias e conhecimentos e as
coloquem em prática. Entendemos ainda que qualquer pessoa, tanto individualmente
ou em grupo, se, incentivadas, provocadas, pressionadas a resolver um problema
ou entender as necessidades dos clientes, demonstram uma capacidade
relativamente elevada de criatividade.

Para tanto temos de ter um processo que desenvolva a capacidade criativa e
inovadora dos empreendedores, para gerar idéias, selecionar as melhores e
implementar com sucesso as soluções escolhidas, através de técnicas de
criatividade e uma sucessão de exercícios de mudanças comportamentais frente às
situações desafiadoras encontradas nas organizações.

Mas como diferenciar uma capacidade criativa de uma capacidade inovadora, onde
normalmente se confunde os conceitos básicos de "criatividade" que é ter a idéia
e "inovação" que é colocar exatamente essa idéia em prática. Através desse
entendimento básico, podemos dizer que a capacidade criadora tem o enfoque da
utilização da imaginação em solucionar os problemas conhecidos e atender à
expectativa relacionada com os objetivos da empresa, não necessariamente ter
inventado algo inusitado, já a capacidade inovadora é ter como desafio a
implantação dessa nova idéia, para que se resolva o problema e gere uma mudança
nos processos estabelecidos. É exatamente na capacidade inovadora (empreededora)
que as novas idéias podem morrer, uma vez que mudar atitudes humanas e
tecnologias estabelecidas leva tempo, e, mudanças de hábitos vão muito além do
desenvolvimento de novas idéias para produtos/serviços para atender as
necessidades dos clientes. A preparação para mudança implica na criação de um
ritmo, ou seja, uma dinâmica regida com cuidadosos momentos de reflexão que se
antecederam à implementação.

Acredito que somente através de mudanças comportamentais e mentais onde
diferentes formas de pensar e compreender o mundo novo, nos diferencie como
pessoas e organizações, equacionando a tão esperada rentabilidade e fidelidade
de nossos clientes, criando o hábito de "enxergar" as necessidades e desejos do
nosso próximo e transformando-as em oportunidade de servir.



Rodolfo Cittadino é consultor de empresas na área de Marketing, Prospecção,
Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos e Serviços. Professor do MBA de
Comunicação e Marketing em TI e Telecom da ESPM e da Pós Graduação da USF e
Faculdades Padre Anchieta

Antonio de Campos Junior disse...

10 Idéias: por Antonio de Campos Junior - FCG Jundiaí - aula de12/04/08 - e-mail: antonio.campos.junior@skf.com

10 Idéias – Prof. Rodolfo

01- Rede para Armário – Para aquelas “Donas de Casa” que enchem o armário de Tupeware’s e deixam uma verdadeira “ratoeira” para quem vai abrir o armário. Esta REDE vai funcionar da mesma forma que as bagagens são protegidas dentro do compartimento de Carga dos aviões, segurando os vasilhames plásticos e também tudo o que tiver empilhado dentro dos armários.
02- Embalagem para Frios que muda de cor indicando a “Validade” dos mesmos – Para queijos, presunto, etc., onde na presença de fungos e/ou bactérias ocorre uma reação química com o tipo deste novo material, indicando que o produto já está “perigoso” para consumo humano, devendo ser descartado.
03- WAP Dental – Um tipo de “Escova”, acoplada à torneira, que serve para limpeza dos Dentes através de jatos de água.
04- Fita medidora de Acidez Estomacal – Uma fita que, quando colocada na boca durante determinado tempo, indica se o Usuário está ou não com a Acidez do Estômago alterada, permitindo ao Usuário se tratar, prevenindo as desconfortáveis “aftas” e outros males.
05- Dispositivo para ligar luzes remotamente – Um tipo de “Chaveiro” – semelhante aos acionamentos de Portão Eletrônico - que permite, através do direcionamento e acionamento do mesmo pelo Usuário, direcionado para as Luzes, que estas sejam ligadas / desligadas sem a necessidade de instalação de interruptores pelas paredes, deixando as paredes mais limpas e livres.
06- Dispositivo “Anti-Furto” para Notebooks – Um “Chip” instalado junto à Placa Mãe que pode enviar sinais de Rádio, mesmo com os Notebooks desligados – utilizando a Carga residual da Bateria – permitindo que o mesmo seja localizado. Neste caso, o sistema pode utilizar a Rede de Antenas das operadoras de telefonia existente.
07- Alimento (ou) Massa de Modelar Comestível - Para Crianças que gostam de brincar e tem alguma dificuldade para se alimentar, este pode se tornar um “brinquedo gostoso” em todos os sentidos. Pode ser acrescido de vitaminas e sabores, tornando o mesmo mais interessante para as Crianças e também para o Papai e Mamãe.
08- Insufilm com material que “polariza” a Luz – Feito de um material que, quando a luminosidade está baixa ele fica “claro” e, quando a luminosidade esta alta ele fica “escuro”. Desta forma, podemos nos proteger da luminosidade externa e ao mesmo tempo estar “dentro da Lei”, não sujeito a multas. – Bem mais barato que um Vidro com estas características.
09- Material (líquido) “Antiderrapante” para ser adicionado a Ceras – Para qualquer marca de Ceras residenciais líquidas – para Piso frio ou outros – onde a Dona de Casa adiciona este “Líquido” à Cera de sua preferência. Permite o Brilho e não escorrega, prevenindo possíveis acidentes em casa.
10- Freqüência “espanta” Pernilongos (inclusive o da Dengue), transmitida através de todas as Estações de Rádios e TVs - Este é um “Serviço” obrigatório e gratuito, onde qualquer pessoa que estiver com um Rádio ou TV ligado, em qualquer Estação, em qualquer hora do dia, que o dispositivo esteja gerando uma freqüência – fora de nossa capacidade auditiva – afugentando os Pernilongos e, consequentemente protegendo a população de uma Epidemia de doenças. Obs.1: quase todo mundo fica com um Rádio ou TV ligado durante quase todo o tempo. Seria unir o útil com o agradável e também podemos considerar como um Serviço de Utilidade para a Saúde Pública. Obs.2: Isto praticamente não tem custo para as Operadoras de Rádio e TV’s.

Antonio de Campos Junior disse...

10 Idéias: por Antonio de Campos Junior - FCG Jundiaí - aula de12/04/08 - e-mail: antonio.campos.junior@skf.com

10 Idéias – Prof. Rodolfo

01- Rede para Armário – Para aquelas “Donas de Casa” que enchem o armário de Tupeware’s e deixam uma verdadeira “ratoeira” para quem vai abrir o armário. Esta REDE vai funcionar da mesma forma que as bagagens são protegidas dentro do compartimento de Carga dos aviões, segurando os vasilhames plásticos e também tudo o que tiver empilhado dentro dos armários.
02- Embalagem para Frios que muda de cor indicando a “Validade” dos mesmos – Para queijos, presunto, etc., onde na presença de fungos e/ou bactérias ocorre uma reação química com o tipo deste novo material, indicando que o produto já está “perigoso” para consumo humano, devendo ser descartado.
03- WAP Dental – Um tipo de “Escova”, acoplada à torneira, que serve para limpeza dos Dentes através de jatos de água.
04- Fita medidora de Acidez Estomacal – Uma fita que, quando colocada na boca durante determinado tempo, indica se o Usuário está ou não com a Acidez do Estômago alterada, permitindo ao Usuário se tratar, prevenindo as desconfortáveis “aftas” e outros males.
05- Dispositivo para ligar luzes remotamente – Um tipo de “Chaveiro” – semelhante aos acionamentos de Portão Eletrônico - que permite, através do direcionamento e acionamento do mesmo pelo Usuário, direcionado para as Luzes, que estas sejam ligadas / desligadas sem a necessidade de instalação de interruptores pelas paredes, deixando as paredes mais limpas e livres.
06- Dispositivo “Anti-Furto” para Notebooks – Um “Chip” instalado junto à Placa Mãe que pode enviar sinais de Rádio, mesmo com os Notebooks desligados – utilizando a Carga residual da Bateria – permitindo que o mesmo seja localizado. Neste caso, o sistema pode utilizar a Rede de Antenas das operadoras de telefonia existente.
07- Alimento (ou) Massa de Modelar Comestível - Para Crianças que gostam de brincar e tem alguma dificuldade para se alimentar, este pode se tornar um “brinquedo gostoso” em todos os sentidos. Pode ser acrescido de vitaminas e sabores, tornando o mesmo mais interessante para as Crianças e também para o Papai e Mamãe.
08- Insufilm com material que “polariza” a Luz – Feito de um material que, quando a luminosidade está baixa ele fica “claro” e, quando a luminosidade esta alta ele fica “escuro”. Desta forma, podemos nos proteger da luminosidade externa e ao mesmo tempo estar “dentro da Lei”, não sujeito a multas. – Bem mais barato que um Vidro com estas características.
09- Material (líquido) “Antiderrapante” para ser adicionado a Ceras – Para qualquer marca de Ceras residenciais líquidas – para Piso frio ou outros – onde a Dona de Casa adiciona este “Líquido” à Cera de sua preferência. Permite o Brilho e não escorrega, prevenindo possíveis acidentes em casa.
10- Freqüência “espanta” Pernilongos (inclusive o da Dengue), transmitida através de todas as Estações de Rádios e TVs - Este é um “Serviço” obrigatório e gratuito, onde qualquer pessoa que estiver com um Rádio ou TV ligado, em qualquer Estação, em qualquer hora do dia, que o dispositivo esteja gerando uma freqüência – fora de nossa capacidade auditiva – afugentando os Pernilongos e, consequentemente protegendo a população de uma Epidemia de doenças. Obs.1: quase todo mundo fica com um Rádio ou TV ligado durante quase todo o tempo. Seria unir o útil com o agradável e também podemos considerar como um Serviço de Utilidade para a Saúde Pública. Obs.2: Isto praticamente não tem custo para as Operadoras de Rádio e TV’s.

Unknown disse...

10 Novidades - Érica F. Del Gelmo Mota - FCG Jundiaí - aula de12/04/08 - e-mail: edelgelmo@uol.com.br,erica@kassai.com.br

01 - Caixa de presente / cartao: caixinha de presente que é ao abrirvira o proprio cartao.

02 - Sistema de irrigaçao da planta da FCG,utilizando agua do ar condicionado.

03 - Monte sua camisa - site que voce pode montar sua camisa tem opçao: 1) Colarinho, 2) Vista, 3) Manga, 4) Punho, 5) Bolso, 6) Monograma - http://www.closet.com.br/monta_camisa.asp

04 - papel eletronico - que funciona mesmo desligado, tem flexibilidade parecido com papel normal, foi apresentado em Toquio.

05 - Pirulito de marshamelow com formato de bichinhos, divertido e colorido, estampado no proprio pirulito.

06 - Porta bala da Hello Kity que tem um "mini ventilador " sò apertar o botao no tubo de bala que ele gira, e as helices sao de borracha, nao machuca se pegar o dedo da criança.

07 - Terço italiano, contas feiras de rosas moidas e compactadas, é só esfregar o dedo para sentir o cheiro de rosas.

08 - Propaganda da Trama na Folha de SP, 2 páginas inteiras falando de musicas MP3 download remunera artista e é de graça para usuário, na própria propaganda veio um CD para baixar as músicas.

09- Pastas que imitam a do computador para pregar na parede, serve para organizar os papeis impressos.

10 - Bolsa para transportar Notbook que capta energia solar solar, atraves de um sensor fotoeletrico ela pode extrair até 14.5 watts da luz solar, suficiente para recarregar a bateria do laptop em 6 horas.

Fernanda disse...

Novidades

1) Batom com refil - facilitar a troca do batom, se precisar trocar o estojo, além de utilizar menos matéri-prima, preservando o meio ambiente.

2) Shampoo a seco - shampoo que lava os cabelos a seco, ideal para mulheres que fazem chapinhas, etc.

3) Meia de pezinho - o dedão é separado dos demais, com se fosse uma luva, ideal para utilizar com chinélos, sandálias.

4) Letreiro luminoso - Letreiro luminoso situado dentro de ônibus de viagem, que mostra quando o WC está ocupado.

5) Apoio de pernas e pés - Situado dentro do ônibus de viagem, permitindo aos passageiros descansar as pernas e pés.

6) Celular - Celular que é MP7 e tem a possibilidade de se utilizar 2 chips de operadoras diferentes.

7) Portas e janelas automátizadas - Pode-se programar o horário que a janela irá abrir todos os dias pela manhã, e de pois o horário que deverá fechar.

8) Elevadores sonoro - anuncia atráves de uma voz o andar onde o mesmo encontra-se, facilitando a locomoção de deficientes visuais.

9) Escovas de dente com MP3 - para que o usuário possa escovar os dentes ouvindo música.

10) Filme Homem de ferro - novo filme que está em cartaz no cinema.

Fernanda de Souza Timóteu - Imes - MBA em RH

Assis disse...

Novidades e inovações da semana...
-Zulu DJ Mixing Software
Funcionalidade: traz até o público leigo uma tarefa que antes era restrita somente aos "gurus" do áudio: a mixagem de músicas.
MiniDigiFrame é um chaveiro Porta-Retrato Digital!
Funcionalidade:Através do cabo USB você poderá passar suas fotos para seu Porta-Retratos MiniDigiFrame, possui uma tela de LCD de 1,1 polegadas e poderá ser transportado junto às chaves do carro.
Mini Geladeira

Funcionalidade:tem capacidade de 04 litros, ou seja, armazena até 06 latas de cerveja ou refrigerante perfeitamente, pode ligar diretamente na tomada ou até no acendedor de cigarros do seu veículo.

Camiseta inteligente Tchshirt
Funcionalidade: Abertura no ombro para fone de ouvido e tela de transpiração nas axilas.

Hellmann’s Deleite
Funcionalidade: Maionese a base de leite mais leve e saudável.

Idosa de 97 anos renova a carteira de motorista.
Funcionalidade:Cidadania, a simpática senhora, no entanto, só vai conduzir em situações de emergência.
Cientistas americanos conseguiram fazer com que a ponta do dedo de um homem crescesse de novo depois de ter sido cortada fora.
Funcionalidade: (Esperança para acidentados)Pesquisadores da Universidade de Pittsburgh desenvolveram um pó especial que estimulou as células do dedo ao redor da parte decepada a crescer.
'Tijolo bebê', ele é três mil vezes maior que um tijolo comum.
Funcionalidade: (chamar a atenção através de um recorde)foi a quinta tentativa da empresa norte-americana de bater o recorde mundial.
Pesquisadores da USP criam equipamento capaz de extrair petróleo do xisto betuminoso.
Funcionalidade:(Oportunidade de negócios),o xisto é um tipo de rocha sedimentar encontrado em vários estados brasileiros.
Luminária Solar Autônoma Decorativa: Solar Light Mod. 1011B.
Funcionalidade: ideal para jardins, pátios, parques, sítios, sinalização.
Solar Light é um novo conceito em luminária autônoma, que capta e armazena energia solar durante o dia e acende automaticamente durante a noite, permanecendo acesa por 5 horas com 3,5 Watts de luminosidade.

Inovar disse...

http://lattes.cnpq.br/9188604239391245